quinta-feira, 28 de abril de 2011

UMP Paraná completa 14 anos

Abril de de 1997, dia 27, a UMP Paraná realiza o seu Congresso de fundação, em Arapongas, norte do Paraná.

A União por Moradia Popular do Paraná, fundada em Curitiba, em 23 de fevereiro 1997, por lideranças comunitárias de todas as regiões do Estado do Paraná. Todos com sentimento e vontade de unificar a luta dos sem teto e mutuários do Sistema Financeiro da Habitação – SFH, especialmente os mutuários dos programas PAIH, PEP e PROHAP, construídos no período Collor de Melo. A UMP teve presença marcante na Coordenação Nacional dos Mutuários e nas negociações com a direção nacional da Caixa Econômica Federal.

Os acordos realizados em todo Estado com a CEF, foi um marco para o seu reconhecimento, uma conquista aos trabalhadores e trabalhadores que realizaram o sonho da Casa Própria. Além da unificação das lutas, esta conquista já justificou a construção da UMP Paraná. Um dos últimos empreendimentos regularizados pela Caixa Econômica Federal, contou com a participação direta da UMP em suas negociações, o Santa Bárbara (500 moradias), localizado na cidade de Ponta Grossa, ocupada por sem teto em 1998.

Em seus 13 anos de história, a UMP já realizou cinco (5) Encontros Estaduais, para eleição de novas diretorias e para o debate de sua política de atuação, o mais recente, realizado em Curitiba, elegeu a atual Direção.

A União realizou milhares de reuniões de sem teto em Curitiba, Região Metropolitana e interior; diversos cursos de formação de lideranças, com parcerias com Prefeituras e Governo do Estado; levantamentos e cadastros de famílias que residem em áreas de risco e sem teto; participou de várias campanhas nacionais pelo direito a moradia, como a criação do Fundo Nacional por Moradia Popular e PEC da Moradia, que tramita no Congresso Nacional; organizou grupos para regularização fundiária. Sempre buscando uma moradia digna e cidadania.

No seu planejamento de atividades, conta com a realização do IV Encontro Estadual, realizado nos dias 05 e 06 de dezembro de 2009, na cidade de Curitiba, evento que teve uma grande programação, voltada à qualificação de seus dirigentes e lideranças populares, além da eleição da atual coordenação.

Na atual gestão, foi tomada a decisão política de regularizar a entidade junto aos órgãos públicos, como confecção de CNPJ, CNDs, entre outros. Legalidade que anteriormente não era prioridade. No ano do lançamento do maior programa habitacional da história do Brasil, o Programa Minha Casa Minha Vida, a UMP legalizou-se e hoje esta devidamente cadastrada junto ao Ministério das Cidades para construção de moradias em todo o Estado do Paraná.

A UMP desde a sua fundação foi filiada a União Nacional por Moradia Popular, contando inclusive com representantes na sua Coordenação Nacional e representação nos Conselhos Nacional e Estadual das Cidades.

A UMP avança na luta pela cidadania plena através da conquista da moradia para todos os paranaenses.

2009 UM ANO DE MUITAS CONQUISTAS

A União por Moradia Popular do Paraná cumpriu o seu papel na luta pela moradia em 2009, esteve presente em todos os momentos que ocorreu debates ou manifestação sobre moradia popular no Estado.

Em 2009 a UMP conquistou (1) acento no Conselho Nacional das Cidades; destacou-se na fundação do Fórum Popular Minha Casa Minha Vida; na unificação da luta dos catadores por moradias, que criou a Associação Pró Casa dos Catadores; esteve presente nas ações governamentais em apoio aos catadores da Vila Icaraí; realizou diversas manifestações públicas em busca de moradia e cidadania. Realizou seu VI Encontro, que elegeu atual diretoria e definiu seu planejamento de ações para 2010; esteve presente em todas as atividades da União Nacional por Moradia Popular, ocupou prédios públicos; organizou os trabalhadores em ocupações de áreas ociosas, como no caso da ocupação da Fazendinha.

A UMP fecha 2009 com mais conquistas, como a assinatura do Presidente Lula, para liberação de recursos para aquisições de imóveis do INSS, em todo o Brasil e no centro de Curitiba, para adaptar para moradias de trabalhadores de renda mínima, conquistou ainda, através de sua luta e articulação nacional, seis (6) imóveis da União (Rede Ferroviária) em São José dos Pinhais, Ponta Grossa, Prudentópolis, Apucarana e Tibagi, para construção de moradias.

Recebeu sinal verde do prefeito Beto Richa, para viabilizar projeto na Vila Guaira, área denominada pelos trabalhadores de FERROVILA, pertencente a COHAB, que deverá ser uma conquista para os catadores de material reciclável em 2010. Que não foi dado encaminhamento pela COHAB Curitiba.

2010 A UMP CONQUISTA SEDE PRÓPRIA.

Completa 13 anos de lutas e conquistas.

Como reconhecimento de seu trabalhado na defesa da moradia popular, o Governo Federal, através da Secretaria Nacional de Patrimônio da União no Paraná, repassa imóvel da União para servir de sede própria da UMP do Paraná. O imóvel vem sendo reformado pela coordenação da entidade e voluntários, para sua inauguração.

- Inauguração: 20 de março de 2010 – sábado / Rua Nair Ferraz Cazelatto, 221 – Boqueirão Curitiba – PR.

- IV Conferência Estadual das Cidades, de 07 a 09 de abril, realizada em Foz do Iguaçu, apresentação da maior bancada do movimento de moradia de todas as Conferências;

- VI Conferência Nacional das Cidades, de 19 a 23 de junho, realizada em Brasília, o Paraná apresentação a maior bancada em todas as Conferências já realizadas e conquista uma (1) cadeira no Conselho Nacional das Cidades;

- Em julho de 2010, assina em sua sede em Curitiba, contrato com a Caixa Econômica Federal, de quatro (4) empreendimentos de moradias, sendo dois (2) para São José dos Pinhais e (2) em Ponta Grossa;

- Conquista de convênio com a Secretaria Nacional de Política para as Mulheres, para realização de Curso de Formação Profissional para 25 mulheres, realizado na sede da entidade;

- Em 14 de dezembro de 2010, assina contrato com escritório de Arquitetura para produção de projetos e gerenciamento das obras de São José dos Pinhais;

- Em 16 de dezembro de 2010, conquista a seleção de projetos junto ao Ministério das Cidades, sendo 120 unidades para Campo Largo, 450 unidades para Tibagi e 1.372 unidades para Cornélio Procópio.

Um comentário:

  1. Boa Noite, gostaria de informar que você está usando minha figura do PICASA direto do meu endereço. Favor deslinkar de meu site e use-a salva em sua hospedagem.

    ResponderExcluir