segunda-feira, 16 de maio de 2011

ECOMORADIA SERÁ APRESENTADO NO VII ENCONTRO DA UMP PR

O ato de abertura do VII Encontro Estadual da União Por Moradia Popular do Paraná, em 27/5, as 17h00, no Caravelle Palace Hotel, em Curitiba, será coroado com apresentação de projeto inovador de construção de moradias de interesse social. O Prefeito Sinval Silva, de Tibagi-PR (Campos Gerais), fará apresentação do PROJETO ECOMORADIA, na abertura do Encontro Estadual da UMP. Que consiste na construção de mordias para famílias com renda de zero a três salários mínimos, com metodologia participativa, valorização do ser humano e do meio ambiente, através do uso de materiais como tijolos de solo-cimento (1), telhas de embalagens recicladas, Aquecedor Solar de Baixo Custo (ASBC) (2), entre outras tecnologias alternativas. Atendendo todos os princípios de habitação de interesse social e sustentabilidade. Outro destaque do projeto é o custo da obra e a mão de obra aplicada, da produção dos tijolos ao acabamento da moradia, que são dos próprios beneficiários, organizados em associação, receberam treinamento e equipamentos para produção dos tijolos. Todo rede produtiva é realiza em mutirão e autogestão. O Município de Tibagi já conta com 30 moradias construídas, de 36 m2, a um custo final de aproximadamente R$ 150,00m2. Os terrenos são das próprias famílias a serem beneficiadas, ou doados pela Prefeitura Municipal.

“O projeto é inovador, de baixo custo, tecnologia inovadora que não agride o meio ambiente e de grande alcance social. É o maior e o melhor projeto de inclusão social e cidadania que temos conhecimento no Estado do Paraná”. Afirmou Maria da Graça, Coordenadora Geral da UMP PR, na abertura do Seminário de Habitação em São José dos Pinhias (14/5). “O projeto é a realidade do tema central do VII Encontro da UMP – Moradia, Direito a Cidade com Cidadania”, concluiu justificando adoção do tema do evento.

Solo-cimento (1)

Os tijolos são feitos de solo-cimento, porções de cimento, areia e argila – estes dois, materiais encontrados em abundância na região. Cada peça tem dois furos grandes e formato que permite a construção por encaixe, diminuindo a necessidade do uso de cimento na montagem.

Aquecedor Solar de Baixo Custo – ASBC (2)

http://www.sociedadedosol.org.br/asbc/asbc_online.htm

Informações, fotos e vídeos:

PROJETO ECOMORADIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário