O Prefeito de Tibagi, Sinval Silva, confirmou sua participação em encontro da Rede de Debates de habitação de Interesse Social – REDEHIS, a ser realizado na cidade de Campo Largo, no próximo dia 22. Sinval deverá participar da mesa que apresentará novas tecnologias para produção de moradias popular, experiência bem sucedida em seu Município.
Projeto Eco-Moradia de Tibagi: Construção de moradias com baixo custo, de impacto ambiental reduzido e utilizando mão-de-obra associativista. É este o perfil do programa EcoMoradia desenvolvido em Tibagi, gerando trabalho e renda para resolver um dos problemas presentes em praticamente todas as cidades brasileiras: o da habitação. As unidades tem 36 m2 e são entregues com móveis ao custo de aproximadamente R$ 150 o metro quadrado. Podem ser construídas em terreno próprio do beneficiário ou em áreas que a Prefeitura vai disponibilizar. O programa chama-se EcoMoradia porque a residência é construída com tijolos ecológicos, que não são queimados em forno, ou seja, não emitem carbono. As casas são cobertas com telhas de embalagem tetra pak recicladas e utilizam madeira de florestas certificadas. Além disso, o EcoMoradia atua baseado nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, os Oito Jeitos de Mudar o Mundo, estabelecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas) no ano 2000. Os tijolos são feitos de solo-cimento, porções de cimento, areia e argila – estes dois, materiais encontrados em abundância na região. Cada peça tem dois furos grandes e formato que permite a construção por encaixe, diminuindo a necessidade do uso de cimento na montagem. A argamassa utilizada é constituída por terra e cimento, e é usada como rejunte na parede, enquanto os furos alinhados dos tijolos dão mais praticidade na execução do projeto elétrico e hidráulico.
Saiba mais sobre o Programa: ECOMORADIA
O evento conta com apoio do Governo Federal / Caixa Econômica Federal / Itaipu Binacional / Prefeitura e Casa de Cultura de Campo Largo e Prefeitura de Tibagi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário