A atuação socioambiental é compromisso da Itaipu. A partir da ampliação da missão da empresa, ocorrida em 2003, a Itaipu implementou programas que beneficiam a comunidade, o meio ambiente e o público interno. Em 2005, a empresa investiu US$ 18 milhões em ações sociais e ambientais no Brasil e no Paraguai, cerca de 50% para cada país. O mesmo valor destinado a 2006. Os programas desenvolvidos abrangem as áreas de educação, saúde, combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, combate à violência, estímulo à geração de renda, incentivo à eqüidade de gênero e ainda incentivo ao turismo e ao voluntariado. Em relação ao meio ambiente, os temas incluem educação ambiental, pesca, plantas medicinais, agricultura familiar e orgânica, entre outros.
A ação da empresa busca melhorar a qualidade de vida dos moradores da região da sua área de atuação. Direta e indiretamente, aproximadamente 1,5 milhão de habitantes são beneficiados pelas ações socialmente responsáveis da Itaipu.
No Paraguai, desde a ampliação da missão da empresa, as iniciativas socioambientais estão presentes em todas as regiões do país, não somente na zona de influência da usina.
Em 2005, os governos brasileiro e paraguaio firmaram acordo reconhecendo que a responsabilidade social e o cuidado com o meio ambiente são atividades permanentes da empresa.
Cartas de igual teor foram trocadas pelos ministérios das Relações Exteriores de Brasil e Paraguai, em 31 de março.
Os programas socioambientais da Itaipu integram o Plano Empresarial, que está estruturado por programas e ações. Tudo está vinculado aos objetivos estratégicos e às políticas e diretrizes da empresa.
Parte dos projetos conta com parceiros que também investem recursos financeiros, enquanto outros são subsidiados integralmente pela binacional.
Também em 2005, foi criada na margem brasileira a Coordenadoria de Responsabilidade Socioambiental e instalado o Comitê Gestor de Responsabilidade Socioambiental, que são responsáveis pelas diretrizes socioambientais da empresa.
A Itaipu não concentra a execução de programas na Coordenadoria, mas os mantém distribuídos em todas as diretorias. Desta forma, a empresa busca o envolvimento dos diferentes setores com o tema e privilegia a matricialidade.
A Coordenadoria também é responsável pelo acompanhamento e orientação dos projetos realizados, banco de dados, publicação do relatório de sustentabilidade, e participação em pesquisas e prêmios.
Adicionalmente, a área executa cinco diferentes programas: Força Voluntária, Incentivo à Eqüidade de Gênero, Rede Cidadã, Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente e Energia Solidária.
Ao Comitê Gestor cabe o acompanhamento dos programas, a definição de políticas e o direcionamento estratégico da responsabilidade socioambiental da empresa.
O Comitê é formado por representantes das diretorias brasileiras da binacional, além de representantes dos chamados eixos estruturantes dos programas desenvolvidos: meio ambiente, comunidade, público interno e políticas públicas.
- Empresa parceira da União Por Moradia Popular do Paraná.
Nenhum comentário:
Postar um comentário